11.11.09

Quase chegando!

Estamos a um mês do embarque para o Brasil. Ansiedade e apreensão são dois sentimentos frequentes no meu coração; orem por nossa paz de espírito.
Os últimos meses em Cape Town seguiram agitadíssimos e cheios de novidades. Em meados de Agosto, após ser parada por um guarda de trânsito – cena comum para quem dirige um carro que completou 28 anos em 2009! – descobri que minha Carteira de Habilitação brasileira estava para vencer bem no dia do meu aniversário! Imediatamente fui atrás de como renová-la e acabei tendo que passar por todo o processo para obter uma Carteira de Habilitação sul-africana – trabalho duríssimo! Primeiro, o teste escrito, no qual fui aprovada apenas na terceira tentativa – ah, essa língua inglesa... Depois veio todo o estresse para o exame prático – quase 30 anos de pequenos vícios de direção tiveram que ser corrigidos em 10 dias! Mas valeu a pena: em 17 de Outubro consegui a habilitação sul-africana, a qual já exibi para o guarda de trânsito que me parou na semana passada – carro velho, sempre na mira dos policiais...
O trabalho no C-STEP vai bem, embora poucos continuem vindo aos cursos. Muitos pararam de frequentar as aulas no decorrer dos meses por motivos dos mais variados: falta de interesse, falta de dinheiro para o transporte, falta de emprego – ou justamente porque encontrou um emprego no horário em que fazia as aulas, etc. Nesse momento temos que lembrar do Deus soberano, que sabe exatamente qual semente vai germinar. Eu, da minha parte, continuo em oração por todos aqueles que estiveram conosco e ouviram falar do Jesus que vivifica e transforma.
Em Dezembro três completam o curso de Digitação, são eles Ephines, Linda e Mark. Louvem a Deus conosco por suas vidas! Linda é uma jovem senhora refugiada do Malaui que trabalha em Cape Town como doméstica. Ela vem todos os sábados para as aulas, é muito dedicada. Semana passada conversamos sobre o seu progresso e ela disse o quanto fica feliz ao ver que agora consegue teclar no computador. Linda faz parte da igreja e sempre que pode colabora financeiramente com o C-STEP – o que me lembra tantas vezes da oferta da viúva descrita nos Evangelhos. Louvo a Deus pela oportunidade de fazer parte da caminhada de pessoas que, como Linda, buscam não apenas aperfeiçoamento técnico, mas proximidade com Deus.
Inglês em Cape Town segue com aulas todas as manhãs nas dependências da igreja KCPC. O grupo, embora pequeno, já tem alunos do Brasil, Angola e Burundi. Damos graças a Deus pela escola com a qual firmamos parceria, SALA South African Language Academy (www.salaenglish.co.za) e pela vida de Sam Daries, diretora e professora da SALA. Aos poucos vamos vencendo os desafios e implementando o programa que, com certeza, tem abençoado e abençoará muitos no aprendizado da língua inglesa em ambiente multicultural.
Dia 28 de Novembro será minha formatura no Instituto Cornerstone (www.cornerstone.ac.za) – Deus seja louvado! Quando penso nesse 1 ano e meio de curso de Desenvolvimento Comunitário entendo como Deus é único na Sua maneira de nos preparar para o Seu serviço. O que a princípio seria apenas uma ferramenta para aprimorar o meu desenvolvimento no idioma se tornou um treinamento edificante na área de Evangelização e Ação Social – Missão Integral não apenas teórica, mas prática. Graças ao colégio e ao trabalho no C-STEP minha visão e atuação no ministério jamais será a mesma – glórias somente a Deus!
Para garantir nosso retorno em 2010 dei entrada no processo de alteração do visto, de estudante para trabalho. Queridos, estou a ponto de ficar maluca! A lista de documentos a serem apresentados ultrapassa duas dezenas, entre eles exames médicos e radiológicos, cartas de ex-empregadores e meu histórico curricular do bacharelado que finalizei há 25 anos! O custo é alto – cerca de R$ 4.500,00 – mas plenamente necessário. Oremos para que Deus abra portas e permita que tudo esteja resolvido antes da nossa partida.
Minha querida Laura tem sofrido bastante com as pressões dos últimos meses; precisamos das suas orações. Desde que aqui chegamos não temos um lugar só nosso, alugamos quartos ou moramos na casa de amigos, e isso tem refletido nela de maneira bem significativa. Um motivo especial de oração é por Laura – meu bem mais precioso! – para que ela administre melhor o estresse da viagem e aproveite bastante os 4 meses no Brasil. Outro motivo é para que, quando voltarmos em Abril de 2010, possamos alugar um apartamento e fazermos ali o nosso lar nos próximos 3 anos.
No mais, orem também pela família, igrejas e amigos que visitaremos de Dezembro a Março 2010. Com o corre-corre dos últimos meses ainda nem começamos os preparativos para a viagem ou a definição da agenda. Que Deus nos oriente, nos sustente e nos capacite na apresentação dos relatórios e projetos a todos os interessados em conhecer melhor o que o Senhor tem feito em Cape Town através das nossas vidas.
GRANDE abraço, que Deus nos abençoe, e até breve!
PS: Segunda-feira 09/11 começaram as obras de expansão das salas para o Inglês em Cape Town. Oremos também pelo sucesso dessa empreitada!

3 comentários:

FORNER disse...

olá Silvia e Laura, eu sou do jornal valeparaibano em São José dos Campos (SP) e gostaria de conversar com vcs, qual o email?
Estou indo para África em abril e gostaria de fazer uma matéria sobre a missão.

atenciosamente
FORNER

Valéria Braidotti disse...

Querida Sílvia, estava na IPB de Piracicaba no domingo em que esteve lá. Tentei colocar no nosso blog um pouquinho daquilo que falou, mas não sei se consegui. Gostaria que desse uma olhadinha e opinasse.

Fica com Jesus e obrigada pela refelxão daquela manhã.

Pr Rogerio Brum disse...

Este continente e país Africa do Sul, precisa de tempero e sabor de servos(as) de Deus, ´´O trabalho da vossa mão terá uma recompensa``


1 Coríntios 2:9

"O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam..."

What eye did not see, and ear did not hear, and upon the heart of man came not up, what God did prepare for those loving Him...