10.3.14

DEUS RESTAURA!

“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho! 
Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. 
Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo". 
Sim, coisas grandiosas fez o Senhor por nós, por isso estamos alegres. 
Senhor, restaura-nos, assim como enches o leito dos ribeiros no deserto!
Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão. 
Aquele que sai chorando enquanto lança a semente, 
voltará com cantos de alegria, trazendo os seus feixes.” Salmos 126:1-6 

Sim, estou alegre! E não porque as circunstâncias sejam sempre favoráveis ou porque recebo sempre o que pedi, mas porque o Senhor tem se mostrado misericordioso na minha vida e tem me dado vitórias em Cristo Jesus.

Desde a minha última carta de notícias roubaram o Branquinho (meu Datsun 1983 – um clássico!), minhas duas gatas se foram (uma doente, outra atropelada), fui diagnosticada com Síndrome do Intestino Irritável (dieta rígida, sem chá ou café, farinhas, açúcar, gordura ou leite e derivados), mas vou começar relatando o mais triste e doído: meu irmão Paulo faleceu em janeiro.

Meu irmão morreu no dia 15 de janeiro. Infartou. Paulinho sempre procurou pelo seu lugar no mundo, sem nunca encontrar. Quando morreu estava morando em Tabatinga, no Amazonas – 1.600km por rio de Manaus, mais de 20 horas de viagem em três aeronaves a partir de São Paulo. O esposo de minha irmã compareceu ao funeral para representar-nos.

Paulinho não se casou nem teve filhos. Andarilho, conheceu o Brasil de norte a sul e até alguns países vizinhos; seu último plano era ir para a Colômbia. Eu não o via desde 2007; nos falávamos por telefone, nas vezes que visitei minha irmã no Brasil. A graça do Pai o alcançou e ele aceitou a Jesus como Senhor e Salvador da sua vida. Nos últimos anos pedi que Deus tivesse misericórdia e ele não morresse sozinho. Deus ouviu minhas orações: Paulinho caiu passando na frente da casa de uma irmã da igreja na qual congregava, que logo o acudiu, mas já era tarde; chegou sem vida ao hospital. Ele completara 60 anos em novembro.

Eu estava sozinha quando recebi a notícia; muito, muito difícil. O verso que me veio à mente é que “Deus faz que o solitário viva em família” (Salmo 68:6); Deus fez assim pelo meu irmão, assim faz e fará por mim também. Além da minha filha tão amada e da minha irmã Lúcia e família, dou graças a Deus por todos os amigos, irmãos e irmãs que me aconselham, amparam e me consolam, choram e também se alegram comigo, tornando a minha vida muito mais plena. MUITO obrigada!

Casa em que Paulinho foi acolhido pelos irmãos da Igreja Adventista de Tabatinga, AM (foto abaixo, ao centro)
Então retomo meu relato sobre os acontecimentos do trimestre.

A viagem para a Turquia (dezembro 2013) foi um presente MUITO maior do que eu poderia imaginar. Foram duas semanas conhecendo lugares maravilhosamente formados e conservados por Deus, Senhor da História! Andei pela região onde o apóstolo Paulo nasceu, andou e pregou e para onde enviou diversas cartas para as igrejas ali estabelecidas. Um país moderno, em franco desenvolvimento, com 75 milhões de habitantes dos quais 98% se declaram muçulmanos – um grande desafio missionário! Enfim, meu coração se aqueceu pela nação e pelo povo e as muitas lições aprendidas foram – e continuarão sendo! – muito preciosas. Orem comigo pela Turquia, para que Deus levante cristãos que vivam ali e façam diferença!


Minha filha está MUITO bem, graças a Deus. Laura esteve no Brasil para um período de cuidados com a saúde e visita ao pai, amigos e familiares. Completou 19 anos (!!!) no dia 22 de janeiro; já voltou para a China e as aulas de Mandarim recomeçaram em março. Louvo ao Senhor pelo Seu cuidado amoroso em nossas vidas. 


Realizamos uma programação de férias com as crianças da Igreja Presbiteriana do Kenilworth no final de janeiro que contou com a participação muito especial de Fernanda, vinda da Igreja Presbiteriana do Jd Guanabara (Campinas, SP). Deus permita que muitos outros jovens possam visitar um campo missionário sendo canais da graça e do amor de Jesus!

Comecei os estudos de pós-graduação a todo vapor, com muitos textos para leitura e produção de relatórios. Estou AMANDO o tema – Comunicação Intercultural – mas tem sido uma luta MUITO grande organizar meu tempo para escrever os trabalhos! Que Deus me ilumine na compreensão da matéria e exposição das ideias – tudo em inglês!

O enfoque das programações na igreja em 2014 tem sido a bênção da multiculturalidade numa sociedade tão diversificada como é a África do Sul. Viva o diferente! E viva Jesus, Senhor de todos os povos!

MUITO obrigada pelas orações, pelo carinho e pelo suporte na caminhada. Que 2014 traga a todos nós a alegria do renovo, a esperança da paz e a certeza da vida abundante que só Jesus pode dar!

NEle, Sílvia

PS: Aos interessados em conhecer a Turquia, a Seagull (agência de turismo sul-africana) está promovendo uma excursão para abril de 2015, “Nos passos de Paulo e as Igrejas do Apocalipse” – façam contato!

1 Coríntios 2:9

"O que ninguém nunca viu nem ouviu, e o que jamais alguém pensou que podia acontecer, foi isso o que Deus preparou para aqueles que o amam..."

What eye did not see, and ear did not hear, and upon the heart of man came not up, what God did prepare for those loving Him...